Os Erros financeiros mais perigosos que você precisa evitar em sua loja de veículos

Os Erros financeiros mais perigosos que você precisa evitar em sua loja de veículos

Todo empreendedor de sucesso precisa manter sua vida financeira sob controle. Para isso, muito pode ser feito, mas um dos maiores pilares de um fluxo de caixa saudável é evitar erros graves. Pois um fluxo de caixa bem gerenciado é determinante para o crescimento da sua loja de veículos.

É fato que administrar uma revenda de veículos exige muita vontade e atenção nos mínimos detalhes, pois quando falamos de dinheiro, pequenos erros podem trazer prejuízos graves. Por isso é tão importante que seu setor financeiro esteja sempre organizado e sob controle.

E nesse artigo, você irá conhecer os 5 erros financeiros que você precisa evitar a todo custo em seu negócio.

1º erro – Não ter um plano de vendas definido

O mais comum é que uma revenda trabalhe com uma equipe – ainda que eventualmente pequena – de vendedores. Cada um trabalhando do seu jeito e individualidades.

Isso não é necessariamente ruim, pois dá liberdade para que cada vendedor trabalhe com liberdade e explore seus próprios potenciais cada vez mais. Mas ter uma metodologia de vendas bem definida também é muito importante.

Como sabemos, uma revenda de veículos busca sempre vender a maior quantidade de veículos possível, mantendo a melhor margem de lucro possível. E exatamente por isso é necessário se atentar sempre à novas ferramentas e métodos de trabalho atuais.

Busque manter as ações de seus vendedores sempre alinhadas e, de preferência, caso invista em marketing digital, que a equipe de vendas e de marketing tenham um alto grau de comunicação, pois é extremamente importante que esses dois setores trabalhem juntos, para que as vendas possam ser escaladas e sua empresa cresça.

2º erro – Não registrar todas as movimentações financeiras

Assegurar os registros financeiros em cada detalhe, organizados e fáceis para serem analisados é essencial para manter o setor financeiro da sua loja de veículos saudável. Não importa quem realiza a venda, mantenha essas informações sempre atualizadas.

E jamais esqueça também do controle de seu estoque, isso é de igual importância e também entra na lista das movimentações financeiras.

Sem um bom controle de entradas e saídas de veículos, se torna muito difícil identificar pagamentos em atraso, ou medir o lucro obtido de um período.

Um bom controle das movimentações financeiras e de seu estoque, além de contribuir para o equilíbrio na compre e venda, também permitirá que seu negócio tenha mais controle no capital de giro, muitas vezes até reduzindo custos desnecessários.

3º erro – Contar com um dinheiro que ainda não foi recebido

Esse é um erro que escapa das revendas de veículos e permeia, não apenas todo tipo de negócio, mas também a vida pessoal de muitos brasileiros.

Para dar o pontapé inicial em um negócio ou, muitas vezes, expandi-lo, acaba sendo necessário que muitas despesas sejam feitas. Mas existem outas que não são tão importantes assim.

E para não cair no erro clássico de contar com um dinheiro que ainda não caiu na conta, avalie sempre o custo-benefício antes de se comprometer com qualquer dívida.

Trabalhe com uma previsão de receita realista, contando com os imprevistos do dia a dia, ponderando cada possível investimento com muito cuidado.

4º erro – Falta de controle com empréstimos

Momentos difíceis nos negócios são eventuais e não há como escapar de todos, principalmente em um negócio que esteja acabando de ser iniciado. E o último erro perigoso que você jamais deve cometer em sua loja de veículos é de adquirir empréstimos desnecessários.

Sabemos que os juros de empréstimos são altos, e exatamente por isso, o empréstimo pode, ao invés de ajudar, empurrar mais o seu negócio para o buraco, pois ele se tornará uma conta a mais para o seu financeiro.

Para manter esse erro distante, procure por outras soluções. Melhorar a comunicação com seus colaboradores e elaborar um bom plano de vendas – como vimos no primeiro ponto – pode fazer com que seu faturamento mensal seja alavancado, pois uma equipe de vendas bem preparada e com um plano bem definido é mais que suficiente para fazer seu negócio crescer.

Erros no fluxo de caixa de uma empresa podem causar sérios prejuízos ao seu negócio. considere sempre o custo-benefício em suas ações e despesas, planeje seu orçamento e mantenha sempre seu financeiro sob controle.

Com as dicas que demos nesse artigo temos certeza que seu negócio terá um setor financeiro sempre saudável.

Compartilhe

Deixe um comentário