Os 5 perfis mais comuns de clientes e qual o melhor veículo para cada um deles

Os 5 perfis mais comuns de clientes e qual o melhor veículo para cada um deles

Adquirir um veículo é uma decisão que demanda tempo e planejamento na maioria das vezes. E não importa se é a compra de um “primeiro veículo” ou uma troca para um modelo mais novo.

Um bom vendedor precisa saber indicar um veículo levando em consideração o perfil de cada cliente, e isso, além de aumentar muito as chances de que a venda seja concretizada, também coopera na credibilidade do vendedor e na satisfação do comprador.

E para lhe ajudar a identificar o melhor carro na hora que o cliente bater na sua porta, mostraremos abaixo os 5 perfis mais comuns de compradores e qual veículo indicar para cada um deles.

1. Jovem solteiro

Carro para jovem solteiro

O estado civil do comprador é com certeza um fator determinante na hora de escolher um veículo que atenda bem suas necessidades, inclusive o valor do seguro pode aumentar um pouco para esse perfil de comprador.

Geralmente o jovem solteiro precisa de um veículo apenas para ir ao trabalho, universidade e alguns passeios no fim de semana. Nesse caso, os econômicos tornam-se uma ótima pedida.

Procure indicar para esse perfil de comprador veículos que apresentem melhores custos-benefícios.

Algumas opções:

– Renault Kwid

– Ford New Fiesta

– Fiat Uno

– Fiat Palio

– Ford Ka

2. Casado(a) e com filhos

Veículo para Família grande

Para compradores casados e com filhos, a segurança e conforto sempre vêm em primeiro lugar, pois a prioridade são as necessidades da família. Espaço interno, espaço no porta malas e uma marca confiável são fundamentais.

Veículos sedã, SUVs e minivans de porte médio ou grande são os mais indicados aqui, principalmente para quem tem a família grande e necessita de um bom espaço. Além disso, esses veículos costumam ser muito seguros e alguns comportam até 7 passageiros.

Algumas opções:

– Chevrolet Cobalt

– Chevrolet Spin

– Nissan Versa

– Renault Logan

– Fiat Doblô

– Renault Duster

3. Casal

carro para casais

Na maioria das vezes, casais procuram por modelos que tragam conforto e beleza. Mas como a escolha do veículo nesse caso requer duas pessoas na decisão, pode ser um perfil difícil de se agradar.

Para esse tipo de cliente, os veículos hatch compactos são uma ótima opção, pois são bem básicos e apresentam preços bem acessíveis, além da facilidade para estacionar e economia no gasto de combustível.

Algumas opções:

– Hyundai Hb20

– Chevrolet Onix

– Toyota Etios

– Volkswagen UP!

– Fiat Mobi

– Nissan March

4. Viaja com frequência

Veículos bons para viagem

Dirigir na estrada é bem diferente de dirigir na cidade. Veículos voltados para viagens frequentes precisam possuir motor mais potente, bagageiro avantajado e, principalmente, segurança, pois com a vida não se brinca.

Veículos sedã e SUV costumam ser os mais indicados para esse tipo de cliente.

Algumas opções:

– Ford Fusion 2.0

– Renault Logan 1.6

– Renault Sandero Stepway

– Mitsubishi Pajero 4×4

– Hyundai Tucson

5. Ama dirigir

Ama dirigir

 

Este cliente está sempre em busca de aventura e ama a sensação de liberdade, por isso gosta tanto de dirigir. Para ele, as características essenciais estão nos veículos esportivos e crossovers.

Atributos como espaço, suspensão e pneus são cruciais para que o veículo atenda bem seu estilo de vida, além disso, em alguns casos, o custo-benefício também pode ser um critério relevante.

Algumas opções:

– Renault Sandero

– Volkswagen Golf GTI

– Toyota Corolla

– Honda Civic

– Jeep Compass

– Ford Ecosport

Bônus. Motorista de aplicativo (Uber e similares)

Motorista de aplicativo

Os aplicativos de mobilidade urbana como Uber, 99 e Cabify revolucionaram a forma como as pessoas se locomovem, além de se tornar uma ótima fonte de renda para muitos brasileiros.

Com isso, muitos interessados em trabalhar ou tirar uma renda extra dirigindo para aplicativos buscam veículos que sejam funcionais para a atividade, que já pode ser considerada uma profissão.

Para esses clientes, além das configurações obrigatórias que os aplicativos exigem como ar-condicionado, 4 portas e no mínimo ano 2008, o fator economia de combustível é primordial, além de uma manutenção barata e baixo custo em revisões.

Algumas opções:

– Renault Sandero

– Fork Ka

– Fiat Mobi

– Volkswagen Gol

– Fiat Uno

Entender bem a necessidade de um cliente é uma característica essencial em um bom vendedor de carros. E a partir do perfil identificado será possível entender muito bem as preferências e realidade do comprador, aumentando em muito as oportunidades de negócio em sua revenda  de veículos.

Compartilhe

Deixe um comentário