Vistoria Cautelar: O que é e porque você sempre deve solicitá-la ao comprar um veículo usado

Vistoria Cautelar: O que é e porque você sempre deve solicitá-la ao comprar um veículo usado

A compra de um automóvel usado é, na maioria das vezes, a única alternativa viável para muitas pessoas, principalmente quando levamos em conta o valor quase inacessível  de veículos zero quilômetro no país.

Mas apesar do custo-benefício, a aquisição de um veículo usado pode acabar trazendo algumas dores de cabeça, já que geralmente não oferecem nenhuma garantia.

E é justamente aí que entra a solução da vistoria cautelar.

A vistoria cautelar serva para trazer a segurança que o comprador (revendedor ou não) de um veículo usado precisa. Ajudando a identificar problemas e lhe alertando caso esteja entrando em uma enrascada.

Contratar a vistoria cautelar é a maneira mais segura de se comprar um veículo usado ou seminovo, e é sobre ela que vamos falar nesse artigo.

O que é a vistoria cautelar

A vistoria cautelar é um tipo de análise completa e minuciosa em um veículo. Ela procura por defeitos em todos os aspectos do automóvel, inclusive problema de documentação. O profissional avalia todo o passado do veículo e garante total segurança na hora da compra.

O serviço costuma ser solicitado por seguradoras e também empresas de repasse de veículos, mas também pode ser solicitado por pessoas físicas.

Ao finalizar todo o procedimento, a empresa contratada entregará um laudo, classificando o automóvel como aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado.

Aprovado: Cumpre com todos os requisitos e está em condições adequadas.

Aprovado com ressalvas: Cumpre com os requisitos mas precisa de alguns reparos.

Reprovado: Não cumpre com os requisitos básicos, possui falhas graves.

É realmente necessário contratar a vistoria cautelar?

É comum que compradores acabem aprendendo a lição da pior forma possível. Muitas vezes comprando um veículo e depois nem mesmo conseguir passar na vistoria do DETRAN. O serviço de vistoria cautelar evita esse e outros diversos problemas.

É possível que você tenha ouvido sobre compradores que receberam seus veículos com defeitos graves. E muitas vezes até com documentação adulterada ou histórico de roubos.

Contratar um serviço de vistoria cautelar trará muito mais segurança para você.

Evitando preocupações inclusive na hora de revender seu veículo e também com o seguro, pois muitas seguradoras exigem o laudo cautelar em mãos.

Vistoria cautelar é o mesmo que vistoria prévia?

A vistoria cautelar não é o mesmo que vistoria prévia. A vistoria prévia pesquisa o estado do automóvel antes que o seguro seja formalizado, buscando por algum problema que impeça que o contrato com a seguradora seja fechado. É contratado pelo corretora.

A vistoria cautelar, por outro lado, não é restrita apenas à seguradora, podendo também ser solicitada por uma concessionária de seminovos e usados e também por uma pessoa física que apenas deseja comprar um veículo com total segurança.

Ou seja, não apenas os vendedores de automóveis contratam vistoria cautelar, pessoas físicas também podem – e devem –  solicitar o serviço.

Como solicitar o serviço de vistoria cautelar

Existem diversas empresas no mercado de vistoria cautelar no país. Mas é muito importante escolher uma com vasta experiência no ramo, afinal, estamos falando de segurança para uma compra de valor bem alto.

A 3ª Visão, empresa consolidada no segmento de vistoria cautelar, cumpre com todos os requisitos e seus profissionais são altamente treinados. Inclusive, toda vistoria cautelar nos veículos de repasse da Comprecar é realizada por ela.

A vistoria cautelar está aí para garantir que você não seja enganado com veículos adulterados, batidos ou clonados. Já que automóveis usados não possuem garantia e muito menos a revisão completa da montadora.

Se você pensa em adquirir um veículo usado e não abre mão da certeza de um bom negócio, solicite o serviço de vistoria cautelar e compre seu tão sonhado automóvel com total tranquilidade.

Compartilhe

Deixe um comentário